Um olhar sobre a importância das metodologias diferenciadas para o ensino de Geografia por meio dos recursos didáticos: Um estudo de caso na Escola Estadual Padre João Tomes, Três Lagoas (MS), 2017

Eder Mauricio Oliveira Barroso[1] Patrícia Helena Mirandola Garcia[2]

 

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus de Três Lagoas

 

Resumo:

O presente trabalho objetiva discutir o Ensino de Geografia, as suas temáticas e o uso de metodologias diferenciadas por meio dos recursos didáticos empregados no processo de ensino e aprendizagem. Propondo uma pesquisa exploratória com utilização de questionários cujas perguntas abordam colocações relevantes sobre a complexidade e a utilização dos recursos didáticos nas aulas. Dessa forma, buscou-se abordar a importância dos recursos didáticos e analisou-se a utilização desses recursos pelos professores do ensino fundamental II e do ensino médio que ministram aulas de Geografia. A coleta de dados através dos questionários aplicados nos sujeitos, possibilitou a discussão, análise e possibilidades de ensino/aprendizagem –que fujam das metodologias tradicionais para a ciência geográfica–, aos professores e alunos por meio das metodologias diferenciadas. Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica basilar, descrições das metodologias abordadas e a utilização dos recursos didáticos para o ensino da Geografia nas aulas. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Padre João Tomes, localizada no município de Três Lagoas/MS.

 

Palavras-chave: 1)Recursos Didáticos      2)Metodologia      3)Ensino de Geografia.

 

Introdução:

 

O ensino de Geografia visa o estudo da relação do homem com o meio em que vive e estabelece suas relações sociais, possibilitando explicar a sociedade e suas organizações no espaço.  A Geografia analisa essa organização para uma melhor compreensão e construção do conhecimento geográfico. Dito isso, vê-se uma necessidade do desenvolvimento de métodos e recursos que contribuam com o ensino dessa ciência.

Ao elaborar sequências didáticas e/ou planos de ensino de Geografia, para determinados assuntos/conteúdos, são necessários instrumentos adequados para desenvolver as atividades, o que permitirá contribuir para que o aluno tenha uma melhor compreensão e entendimento das propostas dessa disciplina, proporcionando ao mesmo assimilação/interesse e dessa forma, tornando o processo de aprendizagem vivo/real. Tais práticas didáticas devem ir além do livro didático e métodos tradicionais, podendo ser desenvolvidas a partir de diversas metodologias e com o uso de diferentes recursos.

De tal modo, o livro didático não deve ser o único “norteador” do ensino/aprendizagem em sala de aula. O professor deve buscar alternativas, através de recursos didáticos diferenciados, que concilie um ou mais assuntos/temas da Geografia, como recursos de multimídia/musicas, dvd/filmes/documentários, computador, Televisão, bússolas, atlas/mapas/gráficos/tabelas/gráficos, charges/tirinhas/gibis, maquetes, dentre outros, que possam complementar as propostas do referencial curricular.

Para desenvolver métodos de ensino de Geografia que permitam o aluno compreender o espaço e as mudanças na relação do mundo ao qual está inserido, o professor necessita proporcionar o desenvolvimento do pensamento conceitual (paisagem, lugar, região, natureza, território, rede, fronteira, globalização, e outros), que forme o pensamento geográfico e que está orientado nos PCN‟s1.

Objetivos:

O presente trabalho tem como objetivo principal: analisar a relação do professor com as metodologias de ensino e a utilização dos recursos didáticos e no ensino de Geografia. Cujos objetivos específicos procuram: relacionar as práticas pedagógicas de sucesso escolar com a utilização de recursos didáticos adequados; verificar os fatores que contribuem para a eficácia do ensino de Geografia: identificar metodologias e recursos didáticos capazes de favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades no estudo da Geografia; detectar a percepção dos professores de Geografia e dos alunos da Escola Estadual Padre João Tomes sobre a importância e a utilização de recursos didáticos em aula.

 

Metodologia:

Foram utilizados os seguintes métodos: Levantamento bibliográfico em artigos, livros, monografias, dissertações e teses, que deram sustentação teórica para a temática proposta; coleta de dados: nessa etapa foi realizado o trabalho de campo, ou seja, a partir de uma investigação, por meio de aplicação de questionários, diálogos com os professores e os alunos análise e cruzamento de dados: reuniu-se dados, ligou-se informações, afim de que se pudesse compreender a relação das metodologias/recursos com a prática dos professores em sala de aula.

Resultados e Discussão:

Os materiais e/ou recursos didáticos são os instrumentos que proporcionam referências e critérios para tomar decisões: no planejamento, na intervenção direta no processo de ensino/aprendizagem e em sua avaliação. São meios que ajudam os professores a responder aos problemas concretos que as diferentes fases dos processos de planejamento, execução e avaliação lhes apresentam.

Zabala (1998), analisou o uso dos materiais e/ou didáticos conforme a tipologia dos conteúdos, o suporte dos diferentes recursos – sua utilização, vantagens, inconvenientes, indica alguns critérios para análise e seleção dos materiais, quais sejam: detectar os objetivos educativos subjacentes a um determinado material; verificar que conteúdos são trabalhados; verificar a sequência de atividades propostas para cada um dos conteúdos; analisar cada uma das sequências de atividades propostas para comprovar se cumprem os requisitos da aprendizagem significativa; e estabelecer o grau de adaptação ao contexto em que serão utilizados. É importante destacar que de nenhum modo os materiais e/ou recursos didáticos podem substituir a atividade construtiva do professor, nem a dos alunos, na aquisição das aprendizagens. Ainda assim é um recurso importantíssimo que, se bem utilizado, não apenas potencializa o processo como também oferece ideias, propostas e sugestões que enriquecem o trabalho do professor.

As novas práticas educacionais devem buscar aspectos que contemplam particularidades comprometidas com novas reflexões pedagógicas, porque se há a vontade de mudança, seja ela qual for, pois se faz necessário à flexibilidade e a evolução dos métodos tradicionais de ensino.

Pergunta aos Professores: Qual a importância das aulas de Geografia para a formação dos alunos na atualidade?

Professor B: É de fundamental importância, pois além dos diversos conhecimentos técnicos oferecido no conteúdo da disciplina, ainda existe as questões dialéticas relacionadas à humanidade e, suas causas e efeitos, a complexidade da analogia homem X meio, diagnósticos e prognósticos de questões físicas e humanas nas mais diferentes regiões do planeta e diversas outras questões que essa ciência estuda.

 

Professor X: Compreensão do mundo e da inserção no meio social.

 

Professor Z: Habilitar os alunos para compreender o espaço de forma crítica, dessa forma utiliza-se as categorias geográficas para interpretar o mundo em que vivem para serem agentes de mudança na sociedade.

 

Analisando as respostas sobre a importância de se ensinar a Geografia, o professor B e X narram que ao ensinar geografia o aluno aprende qual o seu papel junto à sociedade, contudo ajuda na sua formação social, já o professor Z destaca que habilita os alunos para compreender o espaço geográfico de uma forma crítica utilizando as categorias geográficas para ler mundo em que vivem. Como visto e destacado na revisão bibliográfica da pesquisa, os PCN’s apontam certos objetivos a serem seguidos pelos docentes ao ensinar geografia, esses ressaltam que a geografia concebe conhecimentos importantes para a vida em sociedade, o desempenho das funções da cidadania e a compreensão do espaço no qual está inserido. No entanto, para que esses objetivos possam ser alcançados, é necessário criar/desenvolver procedimentos de ensino capazes de atingir o sucesso dos objetivos citados, colocando o aluno como centro do processo de ensino-aprendizagem.

 

Pergunta aos alunos: Para você, qual o tipo de aula é mais interessante?

Analisando as respostas dos alunos, é possível perceber que os alunos gostam quando as aulas são: na sala de sala de informática; com uso de recursos audiovisual; Atividades práticas e Visitas técnicas fora da escola. Às respostas reforça o que Pontuscka e Oliveira (1986) diz que as aulas se tornam interessantes para os alunos, quando o professor “sai” dos métodos tradicionais de ensino e desenvolve procedimentos que vão além das aulas expositivas.

 

Conclusão:

O ensino merece uma atenção maior por parte da sociedade e, sobretudo pelos governantes, para que a educação seja libertadora e sócio-democrática com a sua eficácia no seu papel social. Desta maneira o aluno poderá compreender as mudanças nas relações de trabalho, as lutas sociais, à urgência das questões ambientais, etno-culturais e a igualdade de gênero.

As novas práticas educacionais devem buscar aspectos que contemplam particularidades comprometidas com novas reflexões pedagógicas, porque se há a vontade de mudança, seja ela qual for, pois se faz necessário à flexibilidade e a evolução dos métodos tradicionais de ensino.

Bibliografia:

BRASIL, Secretaria de Educação do ensino médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia / Secretaria de Educação do Ensino Médio Brasília: MEC/ SEF, 1998.

 

PONTUSCHKA, Nídia Nacib de. OLIVEIRA, Christina Dennys de. Repensado e refazendo uma prática de estágio no ensino de geografia . In: VESENTINI , José William (Org.). Geografia e Ensino: textos críticos . 1. ed. Campinas-SP: Papirus, 1986. Pg. 117-133.

 

RAMOS, Marta. G. da S. A importância dos Recursos Didáticos para o Ensino da Geografia no Ensino Fundamental nas Series Finais. Dissertação (Mestrado) Universidade de Brasília. Santa Maria-DF. 2012

 

SANTA‟ ANNA. M , Ilza. MENZOLLA. M. Didática: Aprender a ensinar: Técnicas e reflexões pedagógicas para formação de professores. Edições Loyala. 7ª edição. São Paulo, 2002.

 

VESENTINI, Jose William. Para uma Geografia Critica Na Escola. Atica S.A. São Paulo SP, 1992.

ZABALA, Antoni.  A prática educativa: como ensinar.  Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

[1] Acadêmico do Curso de Geografia

[2] Professora no curso de Geografia UFMS/CPTL